Importantíssimo em um e-commerce ou marketplace, a elaboração do título e descrição dos produtos é uma das etapas mais essenciais no processo de cadastro de um item.
Provavelmente, já deve ter acontecido de você procurar um produto em alguma loja virtual, e logo após, desistir por não encontrar as informações necessárias – ou não ter entendido as funcionalidades e características daquele produto. As informações precisam ser informativas, objetivas e com aquele toque comercial, afinal você precisa ao máximo ajudar o cliente no entendimento sobre o item exposto na sua plataforma. Por isso, separamos algumas dicas simples para você, cliente OpaBox, botar em prática hoje mesmo!
A seguir estão algumas dicas para você criar títulos e descrições de produtos na sua plataforma de vendas, com objetivo de engajar mais os seus clientes:
1) Siga o mesmo padrão para todos os itens
Defina padrões essenciais para elaborar os títulos dos seus produtos, ou seja, aquelas informações que não podem faltar em nenhum item, seguindo sempre a mesma ordem.
Por exemplo: Nome do produto, Característica, Marca e Tamanho
✅ O que escrever: Ração para Cães Adultos Carne e Vegetais Pedigree 5 kg
❌ O que não escrever: Pacote de Ração Pedigree 5 kg
Tome nota:
Repare se o título tem relação com a imagem, pois a falta de sintonia entre eles também pode ser um motivo de reprovação do consumidor.
Não coloque a foto de um produto na cor roxa, se o título/descrição descrever como amarelo.
2) Mescle letras maiúsculas e minúsculas
No mundo digital, escrever uma palavra inteira em maiúsculo pode passar a impressão de que você está gritando. Para evitar esse ruído, mescle letras maiúsculas e minúsculas ao compor títulos e descrições.
✅ O que escrever: Ração para Cães Adultos Carne e Vegetais Pedigree 5 kg
❌ O que não escrever: RAÇÃO PARA CÃES ADULTOS CARNE E VEGETAIS PEDIGREE 5 KG
3) Cuidado com os erros ortográficos
Esse ponto vale atenção redobrada. Os erros textuais não são bem vistos e podem passar a impressão de que sua loja online é amadora.
A dica aqui é: para evitar, revise sempre as informações utilizando o editor de texto do Microsoft Word ou Google Docs. Também leia o conteúdo em voz alta e envie para outra pessoa revisar caso você esteja com alguma dúvida pontual.
4) Dispense os caracteres especiais
Os títulos precisam ser lidos com facilidade pelo consumidor. Portanto, utilize apenas palavras com letras maiúsculas e minúsculas e, em seguida, escreva os números (caso precise descrever código do modelo ou algum outro tipo de característica)
5) Capriche na descrição
Os clientes buscam tirar dúvidas e também conhecer todas as características do produto pela descrição. Adicione informações importantes e que sejam fáceis de se entender, tanto para quem entende do produto, até quem não esteja familiarizado.
Por tanto, busque por referências e desenvolva a descrição do seu item o melhor possível.
6)Utilize palavras-chaves
Caso você utilize um e-commerce web, a sua lojinha virtual necessita de uma excelente otimização de SEO, para aparecer bem posicionada nas pesquisas dos buscadores.
Otimize o título e a descrição com uma linguagem comercial e sempre destacando as funcionalidades e diferenciais do produto. Para saber mais, clique aqui.
Conclusão
Contar com um bom título e descrição de produtos é algo imprescindível para o bom desempenho da sua loja virtual. Quando falamos em consumidores digitais, precisamos caprichar na experiência de compra, mesmo nos detalhes mínimos, como a informação objetiva do seu produto.
Vimos que essa etapa tem um papel muito simples: esclarecer o item que você está vendendo, além de trazer detalhes que podem ser importantes para convencer o (potencial) cliente a realizar a compra, além de evitar diversos prejuízos e abandonos de carrinho. Que tal revisarmos e colocarmos em prática?
Qualquer dúvida, conte com a gente!
Equipe OpaBox.