Como já mencionamos anteriormente, por conta da pandemia, grandes redes de Shopping Centers tiveram que fechar suas portas por um longo período, e mesmo com algumas medidas de isolamento, diversos comerciantes sofreram com as quedas nas vendas e se sentiram ameaçados com o modelo tradicional de venda física.

Com a alta concorrência e o nível de exigência do mercado cada vez maior dos consumidores, ter um marketplace online diversifica e oferece estratégias para todos que fazem parte. Mas, na prática, por onde começar?

Sabemos que iniciar um novo negócio digital pode parecer difícil, principalmente quando falamos de uma modalidade que envolve muitos empresários, empreendedores e um alto valor de investimento. Se você já comanda a administração, gestão ou operação de um Shopping Center físico, aproveite seu know-how de mercado e relacionamento atual com os lojistas e incentive-os a embarcar de vez neste novo território seguindo os passos abaixo:

Apresente informações e estatísticas

Todo o processo de desenvolvimento de uma nova tecnologia sempre será mais simples do que o processo de implantação que acontece no mundo físico. Uma das poucas barreiras é o fato de ser um ambiente desconhecido para pessoas que ainda não tem experiência, nem muito envolvimento com o digital. Por isso, desde o início do projeto, você como gestor, deve envolver todas as pessoas decisoras que fazem parte do universo do seu shopping, mantendo-as bem informados sobre todas as vantagens e os números de crescimento de mercado dos marketplaces.

Toda a diretoria, assim como os lojistas, devem entender que o consumidor moderno utiliza diversos canais, além da loja física, para escolher os melhores preços e finalizar a compra. Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 97% dos brasileiros afirmaram buscar informações na internet antes de comprar um produto.

Outro grande argumento, muito falado aqui na OpaBox, é a tecnologia Click and Collect, o famoso comprar online e retirar na loja! Hoje essa ferramenta já é considerada um dos aspectos mais valiosos da experiência de compra em Shoppings Centers, pois os consumidores podem escolher onde, quando e o horário para retirar seu produto, economizando no frete.

A terceira edição do Connected Shoppers Report 2019, realizado pela Salesforce em mais de 20 países (incluindo o Brasil), mostrou que 67% dos entrevistados já compraram em lojas on-line e retiraram no endereço físico.

Por tanto, a proximidade com o cliente é o maior argumento e diferencial.

O peso da sua marca

Além de apresentar as vantagens do modelo de marketplace, é de suma importância que você demonstre para os lojistas as vantagens de participar de um marketplace que conta com um nome renomado ao invés de abrir um e-commerce independente. Um bom exemplo, é mostrar como a marca é conhecida e adorada pelo público nas redes sociais, trazendo credibilidade e segurança para os lojistas que ainda estão indecisos.

Escolhendo a melhor tecnologia

Depois de convencer os participantes, chegará o momento de escolher a melhor tecnologia que atenda o marketplace do seu shopping.

O software escolhido deve ser moderno, com um design intuitivo e agradável, capaz de realizar vendas de forma ágil, permitindo que o cliente não tenha dificuldades em comprar em diversas lojas ao mesmo tempo.

Uma boa dica é contar com uma empresa que já tenha uma estrutura de sistema já montada, quase pronta para uso, o que torna os custos muito menores. Aqui na Opabox oferecemos nossa tecnologia de Whitelabel, modelo de negócios que vem conquistando empresas do mundo inteiro, saiba mais.

Divulgação

O último passo da implantação, é o investimento em ações de marketing! Aproveite o peso da marca, assim como todo o trabalho e dedicação que a empresa teve, com um único objetivo: oferecer um canal confortável para clientes realizarem compras.

Invista na produção de conteúdo para as redes sociais, conte como foi o processo de desenvolvimento, as vantagens e novidades para o seu público. Planeje campanhas com promoções exclusivas, com o uso de cupons para estimular visitantes.

Conclusão

Migrar para o marketplace, é com certeza uma estratégia valiosa para fortalecer a ligação on e off e aumentar ainda mais as vendas de todos os lojistas. Esse canal digital também pode se tornar uma grande oportunidade para divulgar a sua marca como Shopping e não apenas as lojas que o compõem.

Diante do crescimento acelerado do digital, incorporar o e-commerce se tornou uma estratégia essencial para manter-se competitivo. Ao varejista tradicional, é preciso deixar claro: o que se vê não é o fim do Shopping Center, mas sim uma adaptação.

E não se esqueça, por melhor que seja a ideia e investimento, é preciso muita organização para que tudo funcione bem.

A OpaBox oferece soluções para Shoppings que desejam realizar vendas digitais, aproveitando o público da nova geração que compra cada vez mais pela Internet. Tem alguma dúvida? Sinta-se à vontade para conversar com a gente e entender como podemos transformar a sua marca! Clique aqui.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Posts Relacionados