A diferença entre o consumo offline e online é cada vez menor, e isso ficou claro nos últimos meses de pandemia. 

Com o crescimento do e-commerce no país, alguns setores do varejo, como por exemplo, o setor de Shoppings Centers, sentiram uma grande necessidade de alcançar mais clientes, oferecendo outras alternativas para os vendedores e consumidores finais. Uma das soluções, foi a migração para plataformas de marketplace, um ótimo recurso para ajudar empresas a alavancarem suas vendas online e buscarem uma maior presença no mercado digital.

Semelhantes a um shopping, esse canal permite que lojistas anunciem produtos em um só espaço. Alguns dos benefícios que os marketplaces oferecem são alta visibilidade, reputação e baixos custos de investimento. A principal premissa deste modelo de negócio, é que as vendas aumentem e o custo por aquisição caia.

A boa notícia é que o consumidor brasileiro já aderiu a esse novo formato! Segundo a Câmara Brasileira da Economia Digital, hoje o marketplace representa 78% das vendas do e-commerce brasileiro, que movimentou R$115,3 bilhões em 2020.

Cases de sucesso

Mercado Livre, Magalu e Americanas são, atualmente, os três marketplaces mais queridinhos no coração do consumidor brasileiro. Sem fórmula mágica, esses nomes se destacam por oferecer um sistema com uma ótima experiência de compra, do início até o fim, acolhendo pequenos e grandes empreendedores.

Apesar dessas plataformas existirem, desenvolver o seu próprio canal de marketplace é possível. É ter em mãos todas as possibilidades de gestão de negócios – como a liberdade para customizar as lojas e oferecer diversas formas de pagamento e tipos de entrega, atraindo mais vendedores e consequentemente – mais consumidores para o seu negócio. 

Para quem administra o marketplace, os benefícios incluem uma maior tranquilidade com processos de estoque e logística – atividades que ficam destinadas ao lojista – e claro, uma maior monetização. Para garantir um marketplace de sucesso, é essencial atrair vendedores, que consequentemente, atraem mais e mais consumidores. 

Datas comemorativas e Marketplace

Com a proximidade de datas comemorativas como a Black Friday (que todo ano bate recordes no e-commerce) e o natal, uma boa plataforma de marketplace pode fazer toda a diferença, ampliando ainda mais as vendas e visibilidade do seu negócio, já que, segundo a UPS (Pulse of the Online Shopper),  95% dos brasileiros preferem comprar em e-commerces colaborativos – ou seja, plataformas que “vendem de tudo”.

Aqui na OpaBox contamos com diversos cases de sucesso de marketplace como o Sá App, que reúne diversas lojas e restaurantes e é um sucesso no litoral capixaba, assim como o app exclusivo do Shopping Pantanal, que conta com diversas lojas e funcionalidades como: pagamento de estacionamento, lembrete de vaga, promoções, guias, dicas e mapas. 

Caso você queira dar uma espiadinha na íntegra, esses aplicativos já estão disponíveis tanto para Android quanto para iOS!

Sinta-se à vontade para conversar com a gente e entender como podemos transformar a sua marca com um canal de marketplace! Envie um email para [email protected] e converse com o nosso time!

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