O e-commerce está em alta no setor de alimentos e bebidas, tendo alta de 339% no último ano, sendo uma das categorias que mais cresceram durante a pandemia, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Outra transformação que aconteceu durante esse período, foi a mudança do perfil dos consumidores. Antigamente, as vendas realizadas pela internet eram voltadas para itens mais tangíveis, como eletrodomésticos, acessórios e roupas. Hoje em dia, você consegue encontrar uma maior variedade de itens como alimentos, bebidas, e produtos de limpeza e higiene.

Recentemente, o UOL, empresa brasileira de conteúdo e serviços de Internet, realizou uma pesquisa com 500 pessoas responsáveis pelas compras de supermercado de sua respectiva casa, com +25 anos e de todas as classes e regiões do Brasil, onde foi revelado um aumento de 57% nos hábitos de compras pela internet durante a pandemia. 

Mesmo após o fim da pandemia, 59% dos entrevistados pretendem continuar fazendo compras de mercados online. Além disso, o estudo ainda aponta que dos entrevistados:

👉37% fazem mercado online porque é prático;

👉32% porque não querem ou não podem sair de casa por conta da pandemia;

👉29% optam pelo mercado online por causa das promoções que valem a pena.;

As restrições sociais devido ao coronavírus, contudo, mudaram fortemente o comportamento do consumidor brasileiro na internet. Comprar o que quiser, onde quiser e com apenas alguns toques na tela, é definitivamente um caminho sem volta! 

O que as pessoas estão comprando no supermercado online?

Ainda de acordo com o mesmo levantamento do UOL, os itens mais comprados pela internet são:

  • Alimentos não-perecíveis (38%) 
  • Produtos de higiene e cuidados pessoais (37%)
  • Produtos de limpeza (31%) 
  • Alimentos perecíveis (26%). 

 

Além disso, 75% dos entrevistados afirmam que a Internet é o principal meio para buscar informações sobre dicas de alimentação, gastronomia e receitas.

Mas como você, empreendedor, pode aproveitar a tecnologia para o seu supermercado? 

Aqui vão algumas estratégias que você pode adotar para consumidores de supermercado online:

👉Atingir clientes que não seriam captados apenas com a loja física;

👉Cupons de Desconto para datas comemorativas, por exemplo, Dia das Mães ou Black Friday;

👉Notificações de Aplicativos (Push) para divulgar novos produtos, ofertas e novidades a hora que quiser;

 

É claro que alguns cuidados continuam sendo fundamentais para conseguir executar uma boa operação, evitando erros que afetem as suas vendas digitais, como uma boa gestão, controle financeiro, controle de estoque, boas parcerias com distribuidores, e claro, uma boa logística para evitar atrasos dos pedidos. 

Ter uma boa plataforma de vendas online, como um aplicativo ou site e-commerce, é uma excelente forma de aumentar as vendas da loja e reduzir a capacidade ociosa da operação do seu mercado, assim como aumentar a área de atuação do seu negócio.  A OpaBox oferece soluções para Supermercados e Empórios que desejam realizar vendas digitais, aproveitando o público da nova geração que compra cada vez mais pela Internet. Você pode conhecer todas as nossas funcionalidades clicando aqui

Tem alguma dúvida? Sinta-se à vontade para conversar com a gente e entender como podemos transformar a sua marca! 

Equipe OpaBox. 

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