Com o crescimento do comércio online no país, o varejo sentiu uma grande necessidade de melhorar os processos de recebimento de pedidos por conta da alta demanda. E, uma das soluções para esse processo foi a criação das plataformas de marketplace, sendo um ótimo recurso para ajudar empresas a alavancarem suas vendas online e buscarem uma maior presença no mercado digital.

Caso você ainda não conheça muito bem esse modelo, separamos abaixo algumas vantagens e desvantagens de usar um marketplace ao invés do modelo tradicional do e-commerce.

O Marketplace

O Marketplace é um modelo de negócio com uma proposta colaborativa entre varejistas. Funciona assim: através de uma plataforma de vendas online, várias empresas podem divulgar seus produtos/serviços.

Dessa forma, os consumidores possuem um leque maior de opções e os vendedores adquirem maior visibilidade e alcance através dessa “vitrine” online. Diferente dos e-commerces, que são voltados para a venda de produtos de uma só empresa, ele funciona basicamente como um shopping center.

Com esse mercado em crescimento, grandes empresas já aderiram a esse modelo e aumentaram seus faturamentos. Como é o caso da Magazine Luiza, Casas Bahia e Americanas. Os maiores cases de sucesso do Brasil atualmente. Assim como o caso do Rappi, Uber e Ifood, que oferecem marketplace voltado para empresas de pequenos e grandes porte

Quais seriam as vantagens de um marketplace?

1. Maior visibilidade

Investir em um marketplace é com certeza umas das formas mais certeiras de aumentar a visibilidade do seu negócio no cenário atual.

Como havíamos comentado acima, esse modelo oferece o mesmo conceito e experiência de um Shopping Center. Os consumidores além de entrarem na plataforma em busca de um produto específico, se deparam com os produtos da sua vitrine virtual e podem acabar comprando também.

Além disso, há mais esforços de marketing juntando todos os lojistas, aumentando assim, o número de potenciais clientes.

2. Reputação

Outro ponto muito positivo, principalmente para as pequenas e médias empresas, é a reputação diante dos compradores.

É muito comum que os consumidores se sintam desconfiados de comprar algo em uma loja virtual, principalmente em uma empresa pouco conhecida no mercado.

Colocar seus produtos em um marketplace de grande reputação, é uma garantia de credibilidade no mercado, dando aquele empurrãozinho para que os consumidores se sintam mais confiantes em adquirir o que o seu negócio vende.

3. Redução de custo

Geralmente, a empresa que comanda o marketplace investe muito no desenvolvimento da plataforma e no marketing de divulgação para atrair consumidores a plataforma.

Isso beneficia os lojistas que fazem parte, já que eles não precisam gastar tanto em publicidade para serem encontrados por novos clientes.

Além disso, os esforços dos demais lojistas, fazem com que o número de consumidores e potenciais clientes cresça cada vez mais. Uma mão ajuda a outra.

Desvantagens

1. Sem acesso a base de clientes

Possivelmente, você não terá acesso a base de dados dos seus clientes, como teria com um aplicativo próprio para a sua empresa.

Quando você receber os pedidos no sistema e por algum motivo você queira cancelar ou oferecer algum benefício, para conseguir falar diretamente com o cliente, você precisará entrar em contato com a central de atendimento da empresa que comanda o marketplace.

2. Muita dependência

Caso você dependa exclusivamente da plataforma de marketplace, o seu comércio pode sim ser afetado tragicamente pelas decisões tomadas pela empresa. Por exemplo: caso a empresa do marketplace decida encerrar suas atividades, não só o seu comércio, mas todos os demais envolvidos, perdem seu canal de vendas.

Esse transtorno inesperado pode gerar muito desconforto, podendo vir a pesar no seu bolso, principalmente se a sua renda depende somente deste canal de vendas.

3. Alta concorrência na plataforma

Dependendo da sua localização, pode existir diversos estabelecimentos cadastrados no seu marketplace, com isso, a concorrência será muito alta. Caso seu estabelecimento não esteja bem avaliado, seu posicionamento vai para lá embaixo da página e é bem provável que seu delivery tenha poucos pedidos.

Conclusão

Viu só como a moeda pesa dos dois lados? Isso é fato! O marketplace pode sim funcionar perfeitamente para alguns nichos mas também pode ser um completo desastre para outros, sendo muito mais vantajoso ter o seu próprio canal de vendas. Porém, nada impede você de ter os dois! Seja e-commerce ou marketplace, ambos podem fazer muito bem para o crescimento da sua loja.

Colocando esses modelos para trabalharem juntos, seu negócio irá crescer e colher os frutos gerados por ambos. Dessa forma, caso aconteça problemas com o marketplace que você trabalha, você ainda terá sua loja funcionando normalmente e não perderá produtos e informações nele cadastrados.

Vai outra dica aí: entenda primeiro qual é o momento do seu negócio, o que ele precisa, e principalmente, qual o perfil do seu cliente.

Tanto o e-commerce quanto o marketplace podem gerar um impacto muito alto e positivo na credibilidade e visibilidade do seu negócio. Esses dois fatores são fundamentais para o sucesso de pequenas empresas ou para empresas que são novas no mercado e estão começando a divulgar e vender seus produtos, além de uma ótima contribuição para o aumento de vendas do seu negócio.

Aqui na OpaBox contamos com diversos cases de sucesso de ambos modelos, como o App CJ Food, que reúne diversos restaurantes e é um sucesso na capital de São Paulo, assim como o app e-commerce exclusivo da rede Pet Camp que contam com todas as unidades disponíveis em um só aplicativo.

Caso você queira dar uma espiadinha na íntegra, esses aplicativos já estão disponíveis tanto para Android quanto para IOS!

Sinta-se à vontade para conversar com a gente e entender como podemos transformar a sua marca! Envie um email para [email protected] e converse com o nosso time!

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