Desenvolver um planejamento estratégico de vendas é a base fundamental para definir e visualizar suas metas e os próximos passos para alcançá-las. É necessário conhecer bem seu nicho de atuação no mercado, analisando todos os aspectos envolvidos na operação do seu negócio e, a partir daí, levantar melhorias para cada um deles.
Antes de tudo, conheça bem quem é o seu público-alvo, pesquise informações sobre o segmento de mercado do seu negócio, tais como, quem são seus principais concorrentes (direto ou indireto) e como você se diferencia de cada um deles. Dessa forma, será mais fácil tomar medidas mais estratégicas e assertivas quanto ao que precisa ser mantido ou alterado para aumentar suas vendas e receita.
Selecionamos 7 dicas básicas para montar seu planejamento estratégico de vendas no varejo, continue lendo!
Análise de concorrência
É difícil iniciar um planejamento estratégico de vendas sem conhecer quem está fazendo parte do seu nicho e quais os pontos fortes e fraquezas de seu negócio comparados a outros lojistas. Busque identificar a disponibilidade de produtos dos concorrentes, as estratégias de preço, entre outras funcionalidades. Com isso, é possível trabalhar melhor seu mix de produtos e saber quando alterar o preço para melhorar receita e margem.
Preço e margem
Desenvolva uma boa estratégia de preço, respeitando margens mínimas que você precisará lucrar para compensar o negócio. Se planeje para fazer boas promoções, especialmente para itens estratégicos para o negócio. Tenha em mente que descontos podem atrair mais clientes e ajudar a fechar novas vendas.
Gestão de estoque
Sempre mantenha o estoque para os produtos que você vende. A falta de estoque pode se tornar uma barreira e o cliente poderá comprar o produto em outra loja. Além disso, seja sempre bastante cauteloso com a gestão de estoque como um todo, armazenando bem os itens vendidos e controlando quantidades disponíveis contra os número de pedidos por meio de um ERP (software de gestão integrada).
Bons fornecedores
Conte com bons fornecedores, principalmente aqueles que consigam suprir sua demanda, prezando os prazos em dia e qualidade na entrega. É essencial que você mantenha boas parcerias para fornecer e repor seus produtos.
Logística de entrega
Quando você está no varejo online, é imprescindível que faça um bom planejamento logístico, garantindo que não haja nenhum problema com o envio e entrega dos pedidos. Procure boas parcerias de transporte, que cumpram os prazos e protejam a mercadoria até a entrega para o cliente.
Estratégia de marketing
Essa não é novidade, não é mesmo, rs? Invista em marketing. A publicidade digital é uma grande aliada para direcionar campanhas para o público-alvo de seu negócio. Controle custos, compare a efetividade dos canais anunciados e continue direcionando seu investimento para onde for mais estratégico.
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