Há exatamente 1 ano atrás, quando nos deparamos com a situação pandêmica no mundo, surgiu a dúvida se os modelos tradicionais de varejo estariam correndo risco. Agora, os Shopping Centers estão dando uma resposta para isso: é possível reunir todas as lojas em apenas um único lugar graças aos avanços tecnológicos do mundo do marketplace!

De acordo com a pesquisa Shopping During The Pandemic, com entrevistados de 28 países, 47% dos brasileiros têm realizado mais compras online do que faziam antes da pandemia de Covid-19. É aquilo que sempre mencionamos: vender online não é mais um diferencial, e sim, uma necessidade.

Por conta da pandemia, grandes redes de Shopping Centers tiveram que fechar suas portas por um longo período, e mesmo com algumas medidas de isolamento, diversos comerciantes sofreram com as quedas nas vendas e se sentiram ameaçados sobre o modelo tradicional de venda física. Em poucos meses, esse mercado acabou sendo forçado a se adaptar ao digital, e hoje, muitos shoppings estão migrando para os marketplaces, facilitando cada vez mais a logística e incentivando seus lojistas a oferecerem uma experiência melhor de compra.

Omnichannel

Toda essa mudança conta com um grande aliado, o omnichannel, que quebra barreiras entre o online e offline!

Essa estratégia contribuiu muito para o desenvolvimento da operação do mercado de shoppings, que tiveram que sair da zona de conforto, adotando práticas atualizadas de vendas e logística, como é o caso da tecnologia Click and Collect, o famoso comprar online e retirar na loja! Hoje essa ferramenta já é considerada um dos aspectos mais valiosos da experiência de compra em Shoppings Centers, pois os consumidores podem escolher onde, quando e o horário para retirar seu produto.

Proximidade dos clientes é o maior diferencial

Com uma boa plataforma de marketplace e uma ótima estrutura de omnichannel, os shoppings conseguem reunir todas as lojas em um mesmo lugar, e oferecer diversas opções de entrega e pagamento, como foi o caso do Shopping Cidade Jardim, que desenvolveu o CJ Food junto com a OpaBox, durante o primeiro semestre de 2020.

A plataforma, inspirada na praça de alimentação do shopping, contou com grandes nomes da culinária, como — Fasano, Parigi, Gero e Nonno Ruggero, gerando uma altíssima receita para o grupo JHSF em tempo recorde. O Shopping conseguiu manter sua qualidade em todos os sentidos e sabores, sem que o cliente saísse de casa.

Outro case de sucesso aqui na OpaBox, foi o aplicativo do Shopping Praia da Costa, o Sá App. Há 19 anos no mercado, o Sá App nasceu como o primeiro Marketplace de Shopping Center Full Service do Espírito Santo, oferecendo moda, gastronomia e conveniência em uma única plataforma, com mais de 200 lojas disponíveis. O app conta com a opção de retirada em loja ou recebimento do pedido no conforto de casa e com possibilidade de agendamento de entrega, features exclusivas que fizeram toda a diferença na estratégia de vendas online.

O que podemos concluir

Transformar um Shopping Center – que já possui um nome conhecido, diversas lojas e um público fiel – em um Shopping Virtual, por meio da tecnologia de marketplace, é com certeza uma estratégia valiosa para fortalecer a ligação on e off e aumentar ainda mais as vendas. Esse canal digital também pode se tornar uma grande oportunidade para divulgar a sua marca como Shopping e não apenas as lojas que o compõem.

Diante do crescimento acelerado do digital, incorporar o e-commerce se tornou uma estratégia essencial para manter-se competitivo. Ao varejista tradicional, é preciso deixar claro: o que se vê não é o fim do Shopping Center, mas uma adaptação.

A OpaBox oferece soluções para Shoppings que desejam realizar vendas digitais, aproveitando o público da nova geração que compra cada vez mais pela Internet. Tem alguma dúvida? Sinta-se à vontade para conversar com a gente e entender como podemos transformar a sua marca! Clique aqui.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Posts Relacionados

Abrir chat
1
Contate-nos!
Olá, 👋
Podemos te ajudar?