Desenvolver um planejamento estratégico de vendas é a base fundamental para definir e visualizar suas metas e os próximos passos para alcançá-las. É necessário conhecer bem seu nicho de atuação no mercado, analisando todos os aspectos envolvidos na operação do seu negócio e, a partir daí, levantar melhorias para cada um deles.

Antes de tudo, conheça bem quem é o seu público-alvo, pesquise informações sobre o segmento de mercado do seu negócio, tais como, quem são seus principais concorrentes (direto ou indireto) e como você se diferencia de cada um deles. Dessa forma, será mais fácil tomar medidas mais estratégicas e assertivas quanto ao que precisa ser mantido ou alterado para aumentar suas vendas e receita.

Selecionamos 7 dicas básicas para montar seu planejamento estratégico de vendas no varejo, continue lendo!

Análise de concorrência

É difícil iniciar um planejamento estratégico de vendas sem conhecer quem está fazendo parte do seu nicho e quais os pontos fortes e fraquezas de seu negócio comparados a outros lojistas. Busque identificar a disponibilidade de produtos dos concorrentes, as estratégias de preço, entre outras funcionalidades. Com isso, é possível trabalhar melhor seu mix de produtos e saber quando alterar o preço para melhorar receita e margem.

Preço e margem

Desenvolva uma boa estratégia de preço, respeitando margens mínimas que você precisará lucrar para compensar o negócio. Se planeje para fazer boas promoções, especialmente para itens estratégicos para o negócio. Tenha em mente que descontos podem atrair mais clientes e ajudar a fechar novas vendas.

Gestão de estoque

Sempre mantenha o estoque para os produtos que você vende. A falta de estoque pode se tornar uma barreira e o cliente poderá comprar o produto em outra loja. Além disso, seja sempre bastante cauteloso com a gestão de estoque como um todo, armazenando bem os itens vendidos e controlando quantidades disponíveis contra os número de pedidos por meio de um ERP (software de gestão integrada).

Bons fornecedores

Conte com bons fornecedores, principalmente aqueles que consigam suprir sua demanda, prezando os prazos em dia e qualidade na entrega. É essencial que você mantenha boas parcerias para fornecer e repor seus produtos.

Logística de entrega

Quando você está no varejo online, é imprescindível que faça um bom planejamento logístico, garantindo que não haja nenhum problema com o envio e entrega dos pedidos. Procure boas parcerias de transporte, que cumpram os prazos e protejam a mercadoria até a entrega para o cliente.

Estratégia de marketing

Essa não é novidade, não é mesmo, rs? Invista em marketing. A publicidade digital é uma grande aliada para direcionar campanhas para o público-alvo de seu negócio. Controle custos, compare a efetividade dos canais anunciados e continue direcionando seu investimento para onde for mais estratégico.

Conte com a OpaBox

Para evitar possíveis dores de cabeça, escolha uma boa plataforma de e-commerce. Compare funcionalidades, valores e, principalmente, suporte técnico para a sua equipe.

A OpaBox é especialista em desenvolver plataformas de venda para Web, IOS e Android! Aqui vai um dos nossos diferenciais:

  • Atendemos às suas necessidades com uma plataforma web e/ou mobile, focando em qualidade, resultado e otimização do seu negócio
  • Acompanhamos seu crescimento na plataforma, com suporte qualificado.
  • Temos um sistema completo para você gerenciar sua plataforma de um jeito fácil de usar e, claro, com muita autonomia
  • Fazemos integrações com ERP
  • Criamos sua plataforma personalizada e 100% intuitiva para o seu público.

Sinta-se à vontade para conversar com a gente e entender como podemos transformar a sua marca! Clique aqui e converse com o nosso time!

Qualquer dúvida, ficamos à disposição.

Equipe OpaBox.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Posts Relacionados

Abrir chat
1
Contate-nos!
Olá, 👋
Podemos te ajudar?