Se você trabalha com varejo, já deve saber que levar o cliente até a finalização de uma compra não é tão fácil quanto parece. No caso do varejo online, muitos abandonam os produtos no carrinho ou até mesmo acabam nem chegando nessa fase.

Pesquisas apontam que muitas vezes isso acontece devido a jornada de compra do usuário, como mostra uma pesquisa realizada pela Adobe, que afirma que 38% dos usuários que fazem compras online, abandonam o site porque o layout não é atraente e intuitivo.

É aí que entram 2 conceitos muito importantes no universo do Design: UX e UI.

Não tá entendendo nada? Calma! Continue lendo o artigo e entenda como esses dois caminham lado a lado no resultado de um bom e-commerce.

Primeiro, vamos entender o conceito UX

User Experience (Experiência do Usuário), é o conjunto de fatores, pontos de contatos e sensações que uma pessoa tem ao utilizar uma plataforma digital – ou até mesmo um produto físico. O ponto vital aqui é o usuário.

Mais do que centenas de técnicas, o UX considera o fator humano em seus projetos, levando em conta as necessidades, interesses e sentimentos do usuário em relação ao seu produto ou serviço. Um bom exemplo de aplicação de UX, é a jornada de compra do usuário do momento em que ele entra no seu aplicativo – ou site, até o momento de pagamento e entrega do produto. O mapeamento de UX garante que ele encontre o que ele quer e tenha uma jornada de compra positiva, do início até o fim.

Parece fácil, mas esse mapeamento exige muito estudo! É necessário ter um grande conhecimento do perfil do consumidor, levantar informações no mercado, muuuuitas pesquisas e entrevistas com diferentes usuários, mapas de empatia, entre outras técnicas.

Já deu pra entender que esse conceito vai muito além de uma questão estética, certo?

E o que seria então o conceito User Interface (UI) Design?

Se o UX pensa na experiência, sentimentos e expectativas do usuário ao interagir com um produto ou serviço; o User Interface (ou Interface do Usuário) foca na produção efetiva de tudo que o usuário irá, de fato, interagir.

Todas as interfaces, como as telas do site, botões, menus e etc, devem garantir que o usuário tenha a experiência UX projetada e alinhada.

Resumindo, o UI se trata de todo o conjunto de elementos com o qual o usuário reage, enquanto o UX é o conjunto de todas essas reações e interações em si.

Vantagens do UX e UI no e-commerce​

“Se você construir uma ótima experiência, seus clientes irão contar sobre isso. O boca-a-boca é muito poderoso.”
Se o CEO da Amazon, Jeff Bezos, falou, então tá falado!

Com uma boa jornada e experiência de compra, uma das maiores vantagens é a divulgação espontânea: Uma boa experiência gera satisfação e, portanto, o usuário irá recomendar o seu produto para outras pessoas de forma orgânica. O design produzido com essas estratégias pode oferecer um leque de vantagens ao seu negócio, como:

  • Aumento da taxa de conversão: mais clientes irão entrar na sua loja e efetuar compras;
  • Fidelização do cliente: uma vez que o cliente compra e tem uma excelente experiência, a tendência é que ele compre novamente;
  • Satisfação do consumidor: sendo bem atendido e com um produto de qualidade em mãos, você terá um cliente muito satisfeito.

Conclusão

A essa altura, você já deve ter entendido como o conjunto desses dois conceitos resultam em uma plataforma com layout inteligente e intuitivo para o seu varejo.
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Equipe, OpaBox.

 

 

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